2 de setembro de 2016

De volta no tempo

"É inegável, o processo criativo de moda vive de releituras históricas. Podemos usar como exemplo o estilo dos anos 1960, que foi uma reinterpretação da moda de 1920. No contexto atual, não é mais possível passarmos quase dez anos vivendo uma uniformização da sociedade, como ocorreu nesses períodos, essa prática teve fim entre o final de 1980 e o início de 1990. Esse período marcou a liberdade de expressão e o fim de conceitos e preconceitos sobre o que vestir. O desconstrutivismo, que como o nome sugere caracterizava-se como uma desconstrução das roupas - assimétricas, sem estrutura e acabamento e tecidos desconstruídos -, representado por designers como Issey Miyake, Rei Kawakubo e Martin Margiela também foi um grande influenciador na definição das características da moda do final do século XX."

Como muitos sabem,  estou cursando o ultimo ano do ensino médio. Hoje tivemos o famoso "trote" e o tema escolhido foi a década de 60, confesso que no meu look so tinha as bolinhas referentes a década kkk, mas me inspirei na década de 60, 90 e deu certo. Pensando nisso quis trazer pra vocês tendencias que já passaram e agora estão de volta e a todo vapor.


O fim de 2015 e até esse momento de 2016 marcam uma avalanche de ícones de décadas passadas, para onde olhamos, lá está alguém usando alguma coisinha que nos anos 90 fez muito sucesso.

Choker

Entre 2014 e 2015 marcas como Carven e Chanel apostaram nas chokers. Em meados de 2015 as tattoo chokers, aquela gargantilha preta trançada que muita gente usou nos anos 90, era a queridinha das “cool girls” pelo mundo.Muita gente torceu o nariz de início, mas logo mudou de ideia pois variações começaram a aparecer: couro, cetim, veludo, metal... Agora encontramos chokers de diversos modelos e materiais, inclusive improvisadas com lenço ou bandana, que é outro item que veio diretamente dos anos 90 para o século XXI.




Cropped

Desde 2012 adotamos o cropped top. A peça não é originaria dos anos 90, mas foi nessa década que as Spice Girls influenciaram várias adolescentes, levando a blusa ao status de peça da moda. Inicialmente acompanhavam peças de cintura alta e hoje muitas mulheres arriscam mostrar o umbigo. 



Slip Dress 
                                                                                                                                                                    
Em 2013 Marc Jacobs na Louis Vuitton fez um desfile inspirado em lingeries no qual os slip dresses apareceram em três comprimentos. Em setembro passado, o Spring 2016 da Givenchy também teve a mesma temática e assim, vimos a tendência chegar ao posto de peça super desejada.  A revista Vogue Brasil considerou o Slip Dress como “A Peça de 2016”, aparecendo não só como vestido-camisola, mas em modelos minimalistas, boho e até mesmo glam.



Wedges

Também por influência das Spice Girls, as plataformas se tornaram objeto de consumo entre as garotas jovens dos anos 90. O grupo adorava botas e tênis altíssimos. Pulando para o século XXI, as plataformas estão vivendo seus 15 minutos de fama novamente.  Os tênis e sandálias Flatforms andam fazendo a cabeça das fashionistas e mesmo quem não se interessa muito por moda acaba simpatizando. É aquele típico item que de início causa estranheza, mas depois a gente se acostuma e acha lindo!



Beijos
M.O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!